Voltou a subir: sai balizamento do Júnior e Sênior

14/05/2014 09:11

Saiu ontem, no site da Federação Aquática Paulista, o balizamento oficial para o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE NATAÇÃO - XV TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO, evento que vai rolar neste final de semana, pelo segundo ano seguido, na piscina do SESI VILA LEOPOLDINA. Se no evento do ano passado tivemos uma redução ao de 2012, em Piracicaba, de 351 a 341 atletas, neste voltaremos a ter um bom número de atletas: 358, sendo que dois virão do Tocantins (a APANAT, Associação de Pais e Amigos da Natação de Tocantins, é a entidade convidada deste ano).

O atual campeão Pinheiros, como sempre, trará o maior número de atletas para a jornada: 75, sendo 43 rapazes e 32 moças, contando inclusive com a presença de duas nadadoras "norte-americanas": Patrícia Santa Fé, que estuda e treina no Limestone College, em Gaffney, Carolina do Sul, e Julia Fiks Salém, esta na Michigan State University. O SESI vem logo atrás, com 44 atletas (eles serão 21 e elas, 23), tendo na linha de frente as suas duas representantes nos Jogos Olímpicos da Juventude de Agosto, em Nanjing, Giovanna Diamante e Bruna Primati (que, por estar inscrita na etapa de Angra dos Reis do Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática, só virá no domingo). O favoritíssimo Corinthians trará 33 atletas (19 no masculino e 14 no feminino), mas virá desfalcado de seu time sênior, em merecidíssima folga após dois títulos, e daí não veremos, por exemplo, o fenomenal Leonardo de Deus e a melhor peitista do Brasil na atualidade, Pamela Alencar. Já a Unisanta traz 39 atletas, mas virá desfalcado: Catarina Ganzeli estará em Angra e já mandou avisar que não virá, assim como Poliana Okimoto, por razões mais do que óbvias. Entre os outros clubes, a maior novidade do São José será Rebeca Bretanha, que tinha anunciado a sua aposentadoria, mas resolveu voltar. Ela, até ano passado, defendia o Corinthians.

O Júnior e Sênior, que terá cobertura especial do FamilAquatica (exceto pela última etapa, devido a compromissos deste repórter com a Ultra/MF), começa nesta sexta com o Congresso Técnico, às 13 horas. Depois, de 13:30 às 14:40, virá o aquecimento, seguido pelo Hino Nacional e pelas primeiras provas: 50 livre, 1500 livre (a prova mais desfalcada deste certame), 100 peito, 200 costas e 4 x 100 livre. Então, prepare-se: o tiro de largada vai ser dado!

FLÁVIO BARBOSA (preciso de patrocínio! - informações da FAP e agradecimentos à Gabriela Rocha pela ajuda na atualização)